Política

TSE aprova lista tríplice e Lula vai escolher qual advogado vai ocupar vaga no TRE

Escolha do petista vai participar de julgamento de Moro, que pode resultar na cassação do mandato

Por Da Redação
Ás

TSE aprova lista tríplice e Lula vai escolher qual advogado vai ocupar vaga no TRE

Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (1º), a lista tríplice que apresenta os advogados concorrentes à vaga de membro titular no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A escolha do vencedor dessa disputa participará do julgamento do senador Sergio Moro (União-PR), cujo desfecho poderá resultar na cassação do mandato do ex-juiz da Lava Jato.

Apesar de dois agendamentos prévios, o julgamento foi adiado, e ainda não há uma definição sobre a nova data. A lista aprovada pelo TSE é composta por três nomes: Roberto Aurichio Júnior, José Rodrigo Sade e Graciane Aparecida do Valle Lemos, todos advogados. A decisão final sobre quem ocupará a vaga no TRE paranaense cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Aurichio Júnior e Rodrigo Sade exerceram a função de integrantes substitutos no TRE-PR desde 2022, com seus mandatos encerrados em 27 de janeiro. Ambos foram nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por sua vez, Graciane Lemos desempenhou o mesmo papel na Corte entre 2017 e 2019, após nomeação de Michel Temer (MDB).

A atual vacância da posição de membro titular no TRE, ocorrida com o término do mandato de Thiago Paiva dos Santos em 23 de janeiro, impede, temporariamente, o avanço nas ações contra Moro. Segundo o Código Eleitoral, as decisões dos tribunais regionais relacionadas a processos que possam resultar na cassação de mandatos exigem um quórum máximo, ou seja, a presença total dos sete juízes.

Em conformidade com o Código Eleitoral, cada TRE possui dois membros advogados, nomeados pelo presidente da República a partir de listas tríplices indicadas pelo Tribunal de Justiça estadual. Essas listas passam por análise no TSE, que verifica o cumprimento dos requisitos em sessão administrativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.