Vídeo: deputado Sinésio Campos diz não ter problema venezuelanos comerem ratos, desde que sejam vacinados
Declaração foi feita durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas
Foto: Reprodução
Durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (AL-AM), na quarta-feira (31), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) ironizou a fala do colega Mário César Filho (União Brasil) em um debate sobre a ditadura na Venezuela, no qual questionou sobre os problemas enfrentados pela população venezuelana, como a fome e a precariedade das condições de vida.
Mário Cesar disse que “o povo da Venezuela até um tempo desse estava comendo rato”, e ao responder, o petista afirmou não ter problema, desde que os animais fossem vacinados contra a leptospirose.
“Sou técnico agropecuário e estudei zootecnia. Rato, se foi vacinado, ele não tem leptospirose. Porque leptospirose mata, é letal. Se estão comendo rato, eu tenho certeza que não tem ninguém vivo. Se eles estão comendo rato que não foram vacinados… Por isso que eu defendo a vacina para todos”, disse Sinésio. “É complicado comer rato. Eu acho que outras coisas, devem ter comido. Mas leptospirose mata”, completou.
O comentário de Campos, feito na tentativa de defender o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e abordar a visita do ditador venezuelano Nicolás Maduro, causou polêmica e reações imediatas, além de críticas de diversos setores políticos e sociais.
Por meio das redes sociais, o petista afirmou que foi vítima de mais uma fake news e esclareceu o que teria ocorrido. Segundo ele, é mentira que ele afirmou que é de acordo com que os venezuelanos continuem comendo ratos. "Sei que a crise está instalada na Venezuela e quero e quero que esse país melhore e retome os rumos políticos e econômicos, sobretudo quando foi citado que o povo lá estava se alimentando de ratos, eu aleguei no debate que ratos na rua urina transmite a leptospirose, que é letal e leva a morte o cidadão. E dessa forma eu deixo claro, que se fosse assim, o povo venezuelano já teria ido à óbito", disse em um vídeo publicado.