VLT de Salvador: deputado baiano sugere que modal seja batizado de “Irmãos Rebouças”
Marcelino Galo explicou que intuito é homenagear pioneiros da engenharia moderna no Brasil
Foto: Companhia de Transportes do Estado da Bahia
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), por meio de uma indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Salvador seja batizado como “Irmãos Rebouças”.
A proposta visa homenagear os engenheiros baianos André, José e Antônio Rebouças, que foram responsáveis por importantes obras no Brasil durante o Segundo Império, como a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá e os portos de Santos (SP) e do Rio de Janeiro (RJ).
No documento, o parlamentar, que é engenheiro agrônomo, destaca os irmãos Rebouças como pioneiros da engenharia moderna no Brasil e figuras fundamentais na luta pela abolição, ao lado de Joaquim Nabuco, Machado de Assis e José do Patrocínio.
“Eles foram representantes da pequena classe média negra no segundo império e vozes importantes em defesa da abolição, ao lado de Joaquim Nabuco, Machado de Assis e José do Patrocínio”, afirmou.
Galo também critica o apagamento histórico de personalidades negras como os irmãos Rebouças, apontando que a contribuição dos negros no desenvolvimento econômico e social do Brasil foi negligenciada por uma "ideologia do embranquecimento" nos séculos XIX e XX.
Outras homenagens
Nascidos em Cachoeira, no recôncavo baiano, os irmãos Rebouças já receberam diversas homenagens pelo Brasil. No Rio de Janeiro, o Túnel Rebouças é uma das mais conhecidas, prestigiando os irmãos André e Antônio.
Em São Paulo, a Avenida Rebouças homenageia André, enquanto em Santos, a Praça Engenheiro José Rebouças lembra o irmão menos conhecido.
Sobre o VLT
Na terça-feira (20), a ALBA aprovou um projeto de lei que autoriza o governo da Bahia a destinar uma parte dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) para o pagamento dos trens adquiridos para o VLT de Salvador junto ao governo de Mato Grosso.
Com a aprovação, o governador Jerônimo Rodrigues está autorizado a ceder direitos creditícios de até 5% do valor recebido pelo FPE à Bahia como garantia ao Estado de Mato Grosso.
Jerônimo assinou a ordem de serviço para a construção do VLT de Salvador em junho. Os consórcios contratados já estão instalados nos galpões da região da Calçada, na Cidade Baixa, e estão preparando o canteiro de obras, com início previsto para o final do ano.