Política

Zanin toma posse como ministro do STF nesta semana

Cerimônia será na quinta (3), às 16h

Por Da Redação
Ás

Zanin toma posse como ministro do STF nesta semana

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O advogado Cristiano Zanin Martins vai tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (3). Ele foi indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve o nome aprovado pelo Senado, por 58 votos a 18.

A cerimônia será às 16h e tem previsão de durar 15 minutos. O evento será presencial, no Plenário do STF, e a expectativa é de que 350 pessoas estejam no local, entre ministros em exercício e aposentados, outras autoridades (presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores, por exemplo) e convidados pessoais do novo ministro.

Logo após a aprovação de seu nome em junho, o novo ministro se reuniu com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, com quem definiu a data em que tomará posse na Corte no dia 3 de agosto, na primeira semana após o recesso, que acontece no período de 2 a 31 de julho.

Com 47 anos, Zanin poderá atuar no STF por 28 anos, já que a aposentadoria compulsória de ministros é aos 75 anos. Ele ocupará a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano.

Cristiano Zanin é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de ser especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Ele também ganhou notoriedade ao atuar como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.