Zanin toma posse como ministro do STF nesta semana
Cerimônia será na quinta (3), às 16h
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O advogado Cristiano Zanin Martins vai tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (3). Ele foi indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve o nome aprovado pelo Senado, por 58 votos a 18.
A cerimônia será às 16h e tem previsão de durar 15 minutos. O evento será presencial, no Plenário do STF, e a expectativa é de que 350 pessoas estejam no local, entre ministros em exercício e aposentados, outras autoridades (presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores, por exemplo) e convidados pessoais do novo ministro.
Logo após a aprovação de seu nome em junho, o novo ministro se reuniu com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, com quem definiu a data em que tomará posse na Corte no dia 3 de agosto, na primeira semana após o recesso, que acontece no período de 2 a 31 de julho.
Com 47 anos, Zanin poderá atuar no STF por 28 anos, já que a aposentadoria compulsória de ministros é aos 75 anos. Ele ocupará a cadeira do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em maio deste ano.
Cristiano Zanin é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de ser especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Ele também ganhou notoriedade ao atuar como defensor de Lula nos processos da Operação Lava Jato.